sábado, 22 de dezembro de 2012

O que são lipídeos?


Lipídeos é um grupo de compostos que, em geral, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos. Esse grupo se subdivide em colesterol, ácido graxo, triacilgliceróis e fosfolipídeos.

Embora sejam recriminados e acusados de causar aumento de peso, os lipídeos são indispensáveis numa dieta, pois tem funções estruturais, fazem parte da membrana celular, auxiliam na temperatura corporal e tem função de reserva de energia.

O organismo prioriza gastar as reservas de glicogênio, que são advindas da degradação de carboidratos, por ser uma forma rápida de se obter energia. Com o término da reserva de glicogênio o organismo opta por utilizar as reservas de lipídeos. O que não for gasto será armazenado na forma de lipídeos. A obesidade pode ser causada por ingestão exacerbada dos macronutrientes: lipídeos, proteínas e carboidratos.

As gorduras existem maioritariamente no tecido adiposo.  Logo, o aumento de tecido adiposo, como ocorre nos obesos, resulta em maiores quantidades de gorduras acumuladas. Os mais abundantes componentes lipídicos da dieta (mais de 90%) são misturas de diferentes tipos de triacilgliceróis. Os triacilgliceróis são ésteres de ácidos graxos e glicerol (por se tratar de triacilglicerol são compostos por uma molécula de glicerol + 3 ácidos graxos). 










Óleos são lipídeos que em temperatura ambiente são líquidos. São insaturados, ou seja, apresentam no mínimo uma dupla ligação e apresentam Ponto de Fusão menor.

Gorduras são lipídeos que em temperatura ambiente são sólidas. São saturados, ou seja, não apresentam duplas ligações nas suas cadeias.

Os ácidos graxos podem ser saturados ou insaturados.


Além de serem insaturados, se subdividem em monoinsaturados ou poliinsaturados e denominam-se de acordo com o número de carbonos e, no caso de existirem, com o número e localização das duplas ligações. Como apresentam 2 extremidades, dependendo de onde começará a contagem de carbonos receberá um nome diferente.     
  • Nomenclatura dos ácidos graxos: Cn : X ω-Y
n = número de carbonos;
X = número de duplas ligações;
ω = contagem da 1ª dupla ligação a partir da extremidade metil;
Y = número do carbono 1ª dupla ligação .

Posição da dupla ligação
           
            - ω ou D
                        ω: contagem em relação a extremidade metil
                        D: contagem em relação a extremidade carboxila
                  
   Ex. ácido linoléico C18:2 ω-6


               
Ex: ácido linoléico C18:2 D 9,12




Referências bibliográficas



imagens retiradas do Google, com adaptações.

POSTADO POR CAROLINE MOREIRA LOPES



Nenhum comentário:

Postar um comentário