segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Corpos cetônicos e perda efetiva de peso??



O excesso de alimentação, como ocorre com os obesos, resulta em ganho de peso, independente da fonte de calorias: lipídeos, carboidratos, proteínas ou ate mesmo álcool. Quando se ganha peso, o tecido adiposo aumenta, produzindo mais células e dilatando as já existentes. Sabe-se que pessoas com obesidade severa sofreram um grande acréscimo de células. Crianças obesas também podem acrescentar células adiposas. 

Essas crianças retêm as células adicionadas por toda a vida. Durante a perda de peso, as células existentes simplesmente encolhem, de modo que há muitas pequenas células “famintas” esperando a chance de crescer novamente. A existência dessas células “famintas” pode explicar porque muitas pessoas tem extrema tendência a recuperar o peso com tanta facilidade.

Na maior parte do tempo, as células corporais dependem da glicose do sangue para obter energia. Durante a noite, quando os níveis de carboidrato no sangue diminuem, as proteínas sanguíneas são degradadas pelo fígado para serem convertidas em glicose; e o tecido adiposo é degradado ate certo ponto. Durante uma dieta, o corpo começa a decompor massa muscular (proteínas) para fazer a conversão em glicose. Após alguns dias a uma semana, o consumo de nitrogênio advindo das proteínas, se torna excessivo. O organismo se desvia das fontes de glicose e se volta para as gorduras do tecido adiposo. Essas gorduras são metabolizadas em ácidos graxos e glicerol, e esse, fica disponível para a conversão em glicose, sendo fornecido aos tecidos especializados que necessitam de glicose. Os ácidos graxos são convertidos em oxiácidos de cadeia curta, chamado corpos cetônicos, como o β-hidroxibutirato e o β-cetobutirato, altamente solúveis em água e com fácil circulação no sangue. Os corpos cetônicos são nutrientes eficientes porque entram diretamente nas mitocôndrias para o metabolismo aeróbico. O coração utiliza corpos cetônicos o tempo todo. O cérebro se adaptará ao uso de corpos cetônicos como nutrientes após uma semana de jejum.

Essa foi uma observação surpreendente porque anteriormente se acreditava que o cérebro só utilizava açucares para obter energia. Nesse ponto, a perda de peso se torna bastante efetiva.

Maaaaaas nem tudo são mil maravilhas! Porque perde-se peso de modo tão eficaz? Parte da resposta depende do fato que uma vez que os corpos cetônicos são potencialmente perigosos uma vez que são ácidos orgânicos e consequentemente reduzem o pH sanguíneo, podendo causar acidose.
É importante ressaltar que em baixo pH a hemoglobina tem menor capacidade de se ligar ao oxigênio. Se você beber muito liquido, o rim eliminará o excesso de cetonas pela urina para equilibrar o pH corporal. Perde-se peso de modo eficiente nesse ponto porque está literalmente empurrando as calorias para a descarga.

É também de suma importância observar que cetose/acidose prolongadas pode ser perigosas, e ate mesmo FATAIS. Um motivo é que a produção excessiva de urina pode levar a um desequilíbrio mineral, e isso é perigoso, especialmente se a pessoa tiver problemas cardíacos. Dietas com supervisão médica tentam evitar um estado de cetose real, e as pessoas que utilizam dietas com limitação de calorias devem estar sob cuidados médicos constantes. Percebe-se que você está em cetose extrema pelo gosto metálico (hálito de acetona, isso mesmo, aquele removedor de esmaltes) em sua boca quando levanta pela manhã.


Referências Bibliográficas:
Livro: Bioquímica - Volume 1- Bioquímica básica, de Mary K. Campbell e Shawn O. Farrell. 5° Edição norte americana. Capítulo 21 (Metabolismo de lipídeos).

Postado por: Caroline M. Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário