quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Grelina e a obesidade


A grande pergunta que se faz em relação a esse dois fatores é:Se a substância leva à fome,um organismo obeso produz muita grelina? Pesquisadores da Unicamp provaram que essa premissa é falsa. Foi verificado que pacientes de peso normal tinham uma alta taxa desse hormônio,enquanto os obesos possuíam uma taxa pequena.Eles constataram também que o obeso demonstra ser mais sensível à ação deste sinalizador e possui um mecanismo que reduz sua produção a partir do ganho de peso.Além do fato dele produzir pouca grelina,admitiu-se que quando ele emagrece,passa a ter um aumento no nível de grelina.Porém,ao verificarem e compararem os resultados,ela estranhamente permaneceu baixa.Assim,os estudiosos concluíram que a pessoa já carrega geneticamente o quanto vai produzir de grelina ou que a exclusão do estômago do trânsito alimentar levaria à diminuição do hormônio.

Estudiosos da Universidade de Washington e da Califórnia verificaram que um paciente que se submete a uma cirurgia de redução de estômago,sofre uma modificação no posicionamento desse órgão,recebendo menos alimentos.Além do emagrecimento,há a diminuição da produção de grelina.





Atualidades:

Uma nova dieta que vem sendo muito publicada em revistas e sites para mulheres é a dieta da grelina.Modelos,atrizes e pessoas de grande influência midiática já a recomendam.Aqui está como ela funciona, de acordo com o site: http://www.magra.net.br/component/content/article/39-dieta/231-dieta-da-grelina.html “A dieta da grelina é uma dieta relacionada ao hormônio da fome, que quando controlado você consegue emagrecer e ter mais qualidade de vida. E para controlar a grelina é necessário comer a cada três horas e adotar a seguinte dieta:

Café da manhã, consumir:
- ½ mamão picado, 2 castanhas-do-pará, 1 colher de linhaça com iogurte diet, 2 torradas integrais com queijo branco e 1 xícara de café com leite desnatado.
Lanche da manhã:
- 1 maçã ou 1 pêra ou 5 morangos, 3 damascos.
Almoço
- 2 filés de frango grelhado com 4 sardinhas assadas, ½ concha de arroz integral, 1 concha de grão de bico cozido, 1 pires de brócolis refogado, ½ concha de feijão, 1 salada verde com tomate, pepino, vagem, cenoura e ovos cozidos e 1 laranja.
Lanche da tarde
- 1 taça de gelatina diet, 1 fruta ou 2 fatias de pão integral com patê de ricota, 1 xícara de café com leite desnatado e adoçante.
Jantar
- 1 salada verde, 1 verdura refogada, 2 filés de frango, 2 torradas integrais ou 1 prato de sopa de legumes. Para sobremesa, 1 fatia de queijo minas com 1 colher de geléia de fruta diet. Sobremesa.
Ceia
- 2 torradas integrais diet com 1 colher de requeijão light, 1 xícara de chá de hortelã ou camomila com adoçante ou 1 copa de leite de soja batido com 4 colheres de gelatina diet pronta. "

 Atenção!!!   Porém,como qualquer uma dessas dietas “da moda” de emagrecimento veiculadas,faz-se necessário todo o cuidado possível. Na maioria das vezes,elas não atendem às suas reais necessidades calóricas e de nutrientes necessários para a homeostase corpórea.Antes de tomar qualquer decisão, consulte um nutricionista.Ele irá te indicar da melhor forma a alcançar o seu objetivo sem comprometer a sua saúde! 



Referências:
-http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/184-pag03.pdf
-http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732006000100009
imagens retirada do google
Postado por: Nathália Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário