terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Principais produtos da digestão lipídica



Na hidrólise dos triacilgliceróis as enzimas participantes são a lipase gástrica e a lipase pancreática. A lípase pancreática tem atividade ótima quando ligada a uma outra proteína de origem pancreática, a colípase. Por ação catalítica destas lipases formam-se como produtos os ácidos graxos e o 2-monoacilglicerol.



Como assim?
  •  Degradação de triglicerídeos:

O triacilglicerol é hidrolisado pela enzima lipase pancreática, produzida pelo suco pancreático, e origina ácido graxo e o 2-monoacilglicerol.

Nos indivíduos obesos, o alto consumo de alimentos numa refeição, aumenta a hidrólise de triglicerídeos a glicerol e ácidos graxos. Mas, como há excesso de ácido graxo e oxidação insuficiente para gerar ATP, os ácidos graxos entrarão nas células adiposas e serão estocados sob a forma de triglicerídeos (gordura).


  •           Degradação de éster de colesterol:

Os ésteres de colesterol são hidrolizados pela hidrolase dos esteres de colesterol (o mesmo que colesterol-esterase, e são ativadas pela presença de sais biliares) e originam colesterol e ácido graxo livre.


Conclui-se que Ácidos graxos livres, colesterol, 2-monoacilgliceróis são os principais  produtos da degradação dos lipídeos



Bibliografia:



Imagem retirada do Google com adaptações


POSTADO POR: CAROLINE M. LOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário