quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Curiosidade



A cafeína imita a epinefrina, sendo um motivo pelo qual corredores que participam de competições geralmente tomam cafeína na manhã de uma corrida. Corredores de longas distâncias desejam queimar as gorduras de modo mais eficiente para poupar seus depósitos de carboidratos para os momentos finais da corrida. 
Outros estudos também verificaram um aumento significativo na taxa metabólica de indivíduos que ingeriram doses de 200 a 300mg de cafeína, sendo que este parece não ser significativo em obesos quando comparados a magros. A cafeína parece também apresentar um efeito de redução no apetite. Estes efeitos parecem estar relacionados a uma maior liberação de catecolaminas, via estimulação simpática podendo também potencializar o efeito de outras substâncias.
Segundo Boozer et al. (2001, 2002) a combinação efedrina-cafeína promove redução de peso tanto pela redução na ingestão alimentar como por um aumento na termogênese. Recentemente, esta combinação foi testada, com 90 e 192mg/dia de efedrina e cafeína, respectivamente, em 84 indivíduos com sobrepeso ou obesidade, em um programa de perda de peso por 6 meses. Verificou-se uma redução no peso      ( -5,3±5,0 vs -2,6±3,2Kg) e gordura corporal (-4,3±3,3 vs -2,7±2,8), e da LDL-colesterol, e aumento da HDL-coletesterol no grupo que utilizou a combinação de ervas. 



MAAAS INFELIZMENTE, nem tudo são sempre mil maravilhas. Os 2 grupos de participantes eram bastante heterogêneos (idade, composição corporal, etnia, etc), refletindo possivelmente nos altos valores de desvio padrão nos resultados. Além disso, apresentaram uma tendência de aumento na pressão arterial, e outros efeitos adversos como azia, secura na boca, e insônia.
Lembramos que não se deve ingerir alta quantidade de cafeína, pois em alguns casos, podem ser danosas ao organismo.

Referências Bibliográficas:

Livro: Bioquímica - Volume 1- Bioquímica básica, de Mary K. Campbell e Shawn O. Farrell. 5° Edição norte americana. Capítulo 21 (Metabolismo de lipídeos).
http://revistanutrire.org.br/files/v27n%C3%BAnico/v27nunicoa08.pdf
http://www.tribunadecianorte.com.br/saude/os-possiveis-efeitos-da-cafeina-no-organismo-15605/


Postado por: Caroline M. Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário