terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ressíntese e Destino


RESSÍNTESE DE TRIACILGLICERÓIS E ÉSTERES DE COLESTEROL


A mistura de lipídeos absorvidas pelos enterócitos, migra para o retículo endoplasmático, onde ocorre a reformação de lipídeos complexos.
  •  Os ácidos graxos são primeiro convertidos em sua forma ativada pela sintetase dos acil-CoA graxos 
Ácido Graxo + Coa + ATP + sintetase dos acil-CoA graxos à acil CoA graxo



  •  E o colesterol é esterificado com um ácido graxo principalmente pela acil-CoA = colesterol-aciltransferase.
Colesterol + Acil-CoA graxo + aciltransferase→ éster de colesterol



  • Usando esses derivados Acil-CoA, os 2-monoacilgliceróis absorvidos pelos enterócitos são convertidos em triacilgliceróis pela enzima triacilglicerol-sintase.

 2-monoacilglicerol + Acil-CoA + triacilglicerol-sintase → triacilglicerol e CoA



Ao juntar as duas últimas equaçãos tem-se:

Ésteres de colesterol com os Triacilgliceróis são transportados pelos quilomicrons (uma lipoproteína), que têm como principais funções o transporte de triacilglicerol, colesterol, vitaminas lipossolúveis e de ésteres de colesterol. Esses quilomícrons são liberados por exocitose pelos enterócitos e transportados pelos vasos linfáticos aos vasos sanguíneos onde recebem a apo-E para ser reconhecida por receptores hepáticos e a apo-C II que é necessária para ativação da lípase lipoprotéica, a enzima que degrada triacilglicerol dos quilomícrons. . À medida que os quilomicrons passam pelos vasos sanguíneos, a lipoproteína lipase é ativada pelo apo-C II e hidrolisa o triacilglicerol, liberando glicerol e ácido graxo.
·     
]

















  •   Destino dos ácidos graxos: podem  entrar  diretamente  nas  células  musculares  ou ser armazenadas nos adipócitos adjacentes. Os ácidos graxos livres podem ser transportados no sangue em associação com a albumina sérica, até serem captados pelas células. Muitas células podem oxidar ácidos graxos para produzir energia (geram ATP)

  •  Destino do glicerol: é utilizado quase que exclusivamente pelo fígado para produzir glicerol-3-fosfato, que pode entrar na glicólise e na gliconeogênese, resultando por oxidação, diidroxiacetona-fosfato
  •  Destino dos componentes dos remanescentes de quilomicrons: Após a remoção da maior parte dos triacilgliceróis, os quilomicra remanescentes (os quais contêm ésteres de colesterol, fosfolipídeos, apolipoproteínas e alguns triacilgliceróis) ligam-se a receptores no fígado através da apo-E e sofrem endocitose. Os remanescentes são então hidrolisados a seus constituintes.


Bibliografia: 


Livro: Bioquímica de Mary K. Campbell e Shawn O. Farrel, Volume 1 - Metabolismo de lipídeos

POSTADO POR: CAROLINE M. LOPES


Nenhum comentário:

Postar um comentário