sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Liraglutida


      A obesidade aumenta o risco do desenvolvimento da diabetes mellitus tipo 2 e de doenças cardiovasculares, que são as maiores causas de morte.
          Nem sempre apenas exercícios físicos e boas condições de vida são suficientes para a melhora do paciente. Às vezes é recomendada a adição de tratamento farmacológico junto à dieta e o exercício.
            A Liraglutida, um análogo da hormônio “glucagon-like peptide-1” (GLP-1), é usada constantemente no tratamento da diabetes tipo 2, após demonstrar melhoras no controle da glicemia e na perda de peso. A Liraglutida também melhora os fatores de risco ligados à obesidade, redução da circunferência abdominal, pressão sanguínea e sintomas pré-diabéticos.
            O GLP-1 reduz as contrações do intestino quando o bolo alimentar chega ao íleo, fazendo com que haja um tempo maior para a absorção de nutrientes e proporcionando uma sensação de saciedade para o paciente.
          Os testes com a Liraglutida comprovam que o remédio tem maior eficiência que os anorexígenos, supressores de apetite e principais fármacos utilizados como emagrecedores.
         Os efeitos colaterais mais frequentes com o uso da Liraglutida foram náuseas, dores de cabeça, aumento da pressão sanguínea e desconfortos gastrointestinais.
            Nos estudos feitos com humanos, a Liraglutida foi responsável também pela redução do número de pré-diabéticos, onde a maioria dos pacientes tratados com esse medicamento conseguiu alcançar as taxas normais de tolerância à glicose. Outros dos benefícios notados com esse teste foram o aumento do HDL e a redução do LDL, triacilgliceróis e dos valores de hemoglobina glicosada (hemoglobina acoplada em moléculas de glicose). Houve também um aumento da adiponectina, hormônio que auxilia na eliminação de eventos metabólicos que podem causar doenças como diabetes tipo 2 e obesidade.
         Por outro lado, houve uma diminuição de fibrinogênio, o que pode ser grave, pois essa é uma glicoproteína utilizada na coagulação sanguínea.

        Como conclusão, os resultados desse estudo indicam a habilidade da Liraglutida, com dieta e exercício, promovendo uma contínua perda de peso durante os dois anos de estudo e melhoras em muitos dos fatores metabólicos e cardiovasculares de risco relacionados à obesidade. Contanto, será necessária a confirmação desses resultados em estudos com adultos obesos, em termos de eficácia, segurança e tolerabilidade. 


Bibliografia:
http://www.nature.com/ijo/journal/v36/n6/pdf/ijo2011158a.pdf


                                                                                                            POSTADO POR: PAULA LAFETÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário