quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

PYY e PP

-Peptídeo YY (PYY):

O peptídeo YY é um peptídeo da família dos polipeptídeos pancreáticos, possuidor de uma cadeia de 36 aminoácidos. É produzido pelas células L do trato gastrointestinal, principalmente no íleo,cólon e reto. Sua secreção é inicialmente estimulada pela inervação do tubo digestivo seguida pelo estímulo direto dos alimentos.

O PYY circula no organismo em duas formas: o PYY 1-36 e o PYY 3-36.O PYY apresenta várias ações no trato gastrointestinal como o retardo do esvaziamento gástrico, inibição da secreção gástrica e pancreática e uma maior absorção ileal de fluidos e eletrólitos. A utilização periférica de PYY 3-36 também inibe a ingestão de alimentos, diminui o ganho de peso e melhora o controle glicêmico em pacientes diabéticos.

Os obesos apresentam concentrações plasmáticas menores do PYY e uma relativa deficiência em sua secreção pós-prandial, ou seja, logo após a ingestão de alimentos,contribuindo para a manutenção da obesidade. Porém,foi constatado num estudo que os indivíduos obesos reagiram positivamente quando administrada doses periféricas de PYY 3-36 após as refeições. Assim,há pesquisas que planejam o desenvolvimento desse peptídeo em remédio,tornando-se uma forma eficaz de combate a obesidade.


Estudos recentes mostraram também,que pacientes que se submetiam a cirurgia bariátrica mostravam uma resposta pós-prandial de PYY aumentada no pós operatório.

estrutura do PYY




-Polipeptídeo pancreático (PP):

É um peptídeo de 36 aminoácidos produzido pelas células F do pâncreas, mas também secretado pelo tubo digestório.Após uma refeição, ele é secretado rapidamente na circulação sanguínea. Ele leva a redução do apetite, aumento do gasto energético,relaxa a vesícula biliar,inibe a secreção pancreática e o esvaziamento gástrico.

Em indivíduos com a síndrome de Prader-willi,uma doença genética que causa retardo mental,dificuldade de deglutição,flacidez,fome excessiva e principalmente obesidade, há uma menor resposta do PP após as refeições. Em obesos mórbidos, essa diminuição da secreção pós-prandial também ocorre. Em pacientes com anorexia nervosa, a secreção de PP é muito grande.

O PP parece ter um potencial de agir como inibidor do apetite, podendo ser usado futuramente, no tratamento da obesidade.





Referência:
-http://www.diabetesebook.org.br/modulo-1/6-o-papel-dos-hormonios-intestinais-no-controle-glicemico
-http://en.wikipedia.org/wiki/Peptide_YY
-http://www.osvaldo.med.br/medicina/fisioclin1/08_Gastro_Peptideos.pdf

  Postado por Nathália Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário