quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Obesidade e vitamina D



A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que participa na regulação do metabolismo ósseo e na deposição de cálcio nesses. Recentemente foi descoberta a relação dela com a obesidade.

Uma das causas que vem sendo estudadas sobre a obesidade infantil é a carência de vitamina D!






Pesquisas recentes demostram que a carência de vitamina D em indivíduos obesos esta ligada ao processo inflamatório do tecido adiposo sendo esse processo causado por uma atividade crônica do sistema imune, pois a vitamina D é um anti-inflamatório e atua como modulador do desse sistema.

Como ja foi dito, essa vitamina é responsável por várias funções essenciais: ela é utilizada no metabolismo do cálcio e em vários outros processos essenciais. Este fato indica que o vasto número de pessoas com défice em Vitamina D deve tomar mais precauções, de acordo com uma investigação publicada em Maio do ano passado no Journal of Adolescent Health, que identificou nos adolescentes obesos um défice muito acentuado desta vitamina.

De acordo com o pediatra Zeev Harel, o mentor do estudo, associação entre os baixos níveis de Vitamina D e a obesidade pode ser indireta, e pode relacionar-se com o fato de estas crianças e adolescentes passarem menos tempo fora de casa do que os adolescentes mais magros, estando por isso menos expostos ao sol. Além disso, é possível que estes indivíduos apresentem um défice desta vitamina simplesmente porque as suas dietas não a contêm em quantidade suficiente. 

De acordo com outros estudos que descobriram associações semelhantes entre a vitamina e a obesidade, o défice pode ser provocado pelo armazenamento da vitamina nos tecidos gordos. Mesmo com tratamentos adequados, a maioria destas crianças (72%) não conseguiu atingir níveis normais de Vitamina D.




Referências Bibliográficas:


Postado por: Caroline M. Lopes e Larissa Berber

Nenhum comentário:

Postar um comentário