domingo, 10 de fevereiro de 2013

Hipertensão e obesidade


O ganho de peso pode causar o aumento da pressão arterial, e essa pode estar relacionada com a obesidade por diversos fatores como a resistência a insulina, os efeitos da leptina plasmática, ativação do sistema nervoso simpático e do sistema renina-angiotensina, além das alterações hemodinâmicas sistêmicas e renais. 
Não é comprovado que a resistência à insulina esta diretamente ligada à hipertensão, estudos demonstram que ela poderia desencadear mecanismos que aumentam a retenção renal de sódio, ativam o sistema simpático e aumenta reatividade vascular, assim, a principal evidencia dessa relação é que a atividade do sistema nervoso simpático(libera a adrenalina e a norepinefrina, que estimulam o coração e os vasos sanguíneos) e renina-angiotensina aumentam em indivíduos obesos.

No caso da leptina, seus níveis plasmáticos são altos em indivíduos obesos oque pode acarretar o aumento na atividade simpática e causar alterações na excreção renal de sódio favorecendo assim a elevação da pressão arterial. Mas ela também tem um papel importante na redução da pressão arterial com o aumento da sensibilidade á insulina e estimulação da formação de oxido nítrico. Sendo assim, o seu papel na regulação da pressão ainda não esta esclarecida.
Por ultimo, as alterações hemodinâmicas na obesidade como o aumento do volume intravascular e do debito cardíaco (o volume de sangue sendo bombeado pelo coração em um minuto), essas alterações combinadas com a hipertensão podem causar uma hipertrofia ventricular esquerda, oque aumenta o risco de arritmia e insuficiência cardíaca congestiva (estado fisiológico em que o coração é incapaz de bombear sangue a uma taxa satisfatória ás necessidades dos tecidos metabolizadores).




Ilustração do sistema renina-angiotensina 




Bibliografia:


http://xa.yimg.com/kq/groups/21659399/1888747796/name/hipertensao+arterial+%28+p+alunos%29.pdf
Postado por Larissa Berber 

Nenhum comentário:

Postar um comentário