terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Hormônio adiponectina e a obesidade

Outro hormônio relacionado a obesidade é a adiponectina.

O tecido adiposo é muito ativo e produz várias citocinas,dentre elas a adiponectina. A maioria dessas citocinas têm um efeito danoso ao organismo,aumentando pressão arterial,glicemia e levando a resistência insulínica. Porém,a adiponectina tem ações boas fazendo exatamente o inverso e sendo desejável em níveis elevados,unindo-se positivamente com a utilização da glicose,beta oxidação e proteção cardiovascular. Quando em baixos níveis plasmáticos, contribui para o desenvolvimento da resistência a insulina,da diabetes tipo 2 e de doenças cardiovasculares.

Esse hormônio é secretado exclusivamente pelo tecido adiposo e,tanto intra,como extracelularmente, se apresenta em 3 conformações principais: baixo peso molecular,alto peso molecular e a forma trimérica. De todas elas, as de maior peso molecular são as metabolicamente melhores e que infelizmente,são as que estão diminuídas em indivíduos obesos.Ou seja, seus níveis plasmáticos no sangue estão inversamente relacionados com o percentual de gordura em adultos. Porém, em crianças, isso não foi muito bem definido ainda. A perda de peso corporal aumenta significadamente a concentração deste hormônio no plasma. Além disso, esses níveis estão reduzidos em diabéticos comparado aos não-diabéticos. Outro fator é que as mulheres possuem maiores níveis do que os homens.

A nível endotelial e agindo também nos macrófagos, a adiponectina,apresenta um efeito antiaterogênico, enquanto que no fígado e no músculo,melhora a sensibilidade a insulina. A nível celular,existem 2 receptores:AdipoR1-presente sobretudo no músculo- e AdipoR2, presente predominantemente no fígado.Através desses receptores, há a ativação de várias vias moleculares,como a da AMP quinase, entre outras.

Resumidamente, então, suas funções principais são:
-perda de peso;
-controle do metabolismo energético;
-proteção contra disfunção endotelial (importante no combate a aterosclerose)
-catabolismo lipídico;
-beta oxidação;
-sensibilidade a insulina;
-no endotélio,age estimulando a óxido nítrico sintetase,aumentando a produção de óxido nítrico, um importante vasodilatador.





Referências:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Adiponectina
-http://www.abeso.org.br/pagina/249/a-palavra-e.shtml
imagem retirada do google

   Postado por: Nathália Bandeira



Nenhum comentário:

Postar um comentário