terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O que é a insulina?


Como vocês podem perceber, a insulina está intimamente ligada com a obesidade em inúmeros aspectos,desde o metabolismo relacionado a essa enfermidade,como as séries de complicações que ela causa. Como foi visto, ela foi citada aqui no blog inúmeras vezes. Pra facilitar a melhor compreensão dos assuntos aqui abordados,explicarei melhor o que é,como funciona e a estrutura da insulina.

Insulina é o hormônio responsável pela diminuição da taxa glicêmica(taxa de glicose no sangue), ao promover o ingresso de glicose nas células. Ela também é importante no consumo de carboidratos,na síntese de proteínas e no armazenamento de gorduras. Ela é produzida nas células β das ilhotas de Langerhans do pâncreas.

A insulina é produzida a partir da molécula precursora proinsulina pela atividade de enzimas proteolíticas conhecidas como prohormônio convertases (PC1 e PC2). A insulina ativa tem 51 aminoácidos e é um polipeptídeo. Ela é formada por duas cadeias de polipeptídeos ligadas por duas pontes dissulfídicas,com uma ligação dissulfídica adicional na cadeia A( não mostrada). A cadeia "A" consiste de 21 aminoácidos,enquanto a cadeia B consiste de 30. A insulina é sintetizada como uma molécula de prohormônio(proinsulina) que é posteriormente convertida,por ação proteolítica,em hormônio ativo.

1. Preproinsulina (Líder, cadeia B, cadeia C, cadeia A); a proinsulina consiste em BCA, sem L
2. Dobra espontânea   3. As cadeias A e B ligadas por enxofre  4. As cadeias L E C são cortadas  5. Molécula de insulina final



A insulina,assim,possui inúmeras funções, em que algumas delas virão listadas a seguir:

-administração da quantidade de certas substâncias que entram nas células,sobretudo glicose nos tecidos muscular e adiposo;
-aumento da replicação de DNA e de síntese de proteínas via o controle de fornecimento de aminoácidos;
-mudança na atividade de várias enzimas (controle alostérico);
-elevação da síntese de glicogênio: a insulina induz ao acúmulo de glicose nas células do fígado e dos músculos na forma de glicogênio;
-aumento da síntese de ácidos graxos: a insulina induz à transformação de glicose em triglicerídeos;
-redução da lipólise: induz a redução da conversão de suprimento de lipídeos contidos nas células adiposas em ácidos graxos sanguíneos;
-redução da gliconeogênese;
-aumento da esterificação de ácidos graxos: induz o tecido adiposo a compor triglicerídeos a partir de ésteres de ácidos graxos.

A insulina está vinculada também a vários problemas de saúde como a resistência a insulina e aos dois tipos de diabetes, 1 e 2, que serão comentadas em futuros posts.

A insulina é um hormônio que tem efeitos contrários ao do glucagon. Este hormônio será comentado num próximo post. Aguardem!


Referências:
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Insulina
 imagem retirada do google

   Postado por: Nathália Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário