sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Lipogênese



É comum relacionarmos obesos com comidas gordurosas, cheias de açúcar e com muita massa. O excesso de qualquer macronutriente pode resultar em aumento de peso... Mas o processo de deposição de gordura proveniente de carboidratos e lipídeos é diferente.

Quando ingerimos carboidratos, estes são transformados em glicose, que entra na corrente sanguínea. Quando há excesso da concentração de glicose depositada no sangue, esse excesso é removido pelo fígado, que armazena em seu interior sob a forma de glicogênio. Essa remoção é feita através do hormônio insulina, que estimula a célula a absorver a glicose do sangue de forma que as células obtenham energia e os níveis de glicose permaneçam estáveis. Mas, já se sabe que a insulina tem o infeliz efeito de estimular a síntese e o armazenamento da gordura, inibindo sua queima. Diante disso, é correto afirmar que ao ingerirmos glicose, há um consequente aumento da concentração de glicogênio dentro do fígado. Quando o fígado lota-se de glicogênio, ele o quebra e tenta eliminar seu excedente no sangue. Consequentemente, a concentração de ácidos graxos na corrente sanguínea será aumentada. O excesso de ácidos graxos no sangue é removido pela pele, e esta, o armazenará dentro de células conhecidas como adipócitos. Este armazenamento ocorrerá sob a forma de gordura.

Passo a passo desse processo:

(Parte relativa ao vídeo) 
A lipogênese pode ser ativada se a dieta for rica em glicose (e pobre em lipídeos). Quando há excesso de glicose, o que ocorre também, é que a glicose é o ponto de partida da glicólise, e pode ser degradada a piruvato. Quanto mais piruvato mais oxaloacetato e acetil-CoA na mitocôndria. Esses produtos, ao se reagirem, resultam no citrato. O citrato então passa por uma série de transformações químicas. Se o citrato for transferido para o citoplasma celular sofrerá ação da citrato liase e liberará oxaloacetato e acetil-CoA, que seguirão seus rumos. O oxaloacetato originará o malato que sofrerá uma desidrogenacão, através da malato-desidrogenase, originando NADH, a partir do NAD+, e regenerando o oxalacetato para o fomento do ciclo. Já o acetilCoA sofrerá ação da enzima acetilCoA carboxilase e formará malonilCoA, precursor do ácido palmítico que é precursor de cadeias insaturadas de carbono que dão origem a ácidos graxos. Os ácidos graxos serão transportados para o tecido adiposo sendo armazenados na forma de triacilglicerol. Esse processo é chamado de lipogênese.

O aumento de insulina ativa a acetilCoA carboxilase para poder jogar malonilCoA no sistema para sintetizar ácido graxo. Antagonicamente à lipogênese, na lipólise a insulina que ativa a síntese de ácidos graxos inibe a lipase triacilglicerol hormônio sensível  que é a principal enzima da lipólise.

Conclui-se que, neste caso, a síntese de gordura é realizada a partir de compostos não lipídicos.
Os fatores que influenciam a lipólise e a lipogênese são: ingestão calórica, gasto energético, hormonal, psicológicos e hereditários.

Em virtude de os carboidratos estimularem o armazenamento de gordura, alguns médicos recomendam a dieta de baixo nível de carboidrato para os pacientes que desejam perder peso, como no caso dos obesos. Mas isso ainda é muito questionado.


Referências Bibliográficas:
Livro: Bioquímica - Volume 1- Bioquímica básica, de Mary K. Campbell e Shawn O. Farrell. 5° Edição norte americana. Capítulo 21 (Metabolismo de lipídeos).

Postado por: Caroline M. Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário