quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Obesidade e Inflamação II


Inflamação do tecido adiposo
            O tecido adiposo é um sítio fisiológico de estoque de energia na forma de lipídio. Na obesidade, o tecido adiposo é caracterizado por uma produção e secreção aumentada de uma gama moléculas inflamatórias, incluindo o fator de necrose tumoral alfa (TNFα) e a interleucina 6 (Il-6), os quais podem ter efeitos local (na fisiologia do tecido adiposo) ou sistêmicos (em outros órgãos).
            A leptina pode modular a produção de TNFα e a ativação de macrófagos. O TNFα tem sua produção aumentada no tecido adiposo de diversos roedores obesos de laboratório e apresenta um papel central na patogênese da resistência à insulina nesta espécie. No entanto, seu real envolvimento no metabolismo da glicose em seres humanos ainda é controverso. A produção de Il-6 pelo tecido adiposo de humanos eleva-se durante a obesidade.
            A adiponectina, que também é expressa pelo tecido adiposo, inibe a neoglicogênese hepática e promove a oxidação de ácidos graxos no músculo esquelético. Além disso, a adiponectina neutraliza os efeitos pró-inflamatórios do TNFα na parede arterial e provavelmente protege contra o desenvolvimento da aterosclerose.
            Assim, pode-se considerar que a obesidade corresponde a uma condição clínica de sub-inflamação que promove a produção de fatores pró-inflamatórios envolvidos na patogênese da resistência à insulina.


Bibliografia:
http://www.nutrociencia.com.br/upload_files/arquivos/Inflama%C3%A7%C3%A3o%20do%20tecido%20adiposo%20durante%20a%20obesidade.pdf

http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/17.pdf


                                                                               Postado por: Paula Lafetá

Nenhum comentário:

Postar um comentário